quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Cacau ganha política de incentivo à qualidade


O Senado aprovou nesta terça-feira (7), o projeto que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade. A intenção do projeto (PLC 7/2017) é aumentar a qualidade do cacau brasileiro por meio de estímulo à produção, industrialização e comercialização do produto em categoria superior, a partir de parâmetros a serem definidos pelo poder público. A proposta segue para sanção presidencial.

Do deputado Evair Vieira de Melo (PV-ES), o projeto teve o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) como relator no Senado. Segundo Raupp, o projeto pode incentivar um produto de maior qualidade, além de contribuir com medidas que podem dar mais dinâmica à economia nacional. Raupp ainda destacou que Bahia, Pará, Espírito Santo e Rondônia são os maiores produtores de cacau no Brasil.

— O mundo hoje está precisando de cacau e os nossos estados poderão agora, a partir desse projeto, produzir cacau com novas tecnologias, com mais qualidade e com mais produtividade — afirmou o senador.

Entre as diretrizes da política pública estão o desenvolvimento tecnológico da cacauicultura, a colaboração entre entes públicos e setor privado, a valorização do cacau do Brasil e o acesso a mercados que demandam maior qualidade do produto. 

5 comentários:

  1. No sul da Bahia o governo de Ruim Bosta só credencia os assentamentos , com a agricultura dita familiar. O grande leque de cacauicultores nunca teve apoio. Ainda querem eleger Geraldo Simões pra deputado. Aí é que vem pragas mesmo , sem contar que ele é mais uma.

    ResponderExcluir
  2. Cacau é coisa do passado.
    Lavoura de escravos modernos.
    Tão apostando com o financiamento do dinheiro público.


    ResponderExcluir
  3. É verdade esse Ruim Bosta nada faz. Geraldo Simões nada faz.
    ACM, Paulo Souto, César Borges ACM Neto, Luis Eduardo Magalhães e outros fizeram o que pela REGIÃO?
    Resposta ; extinguiram a vassoura de bruxa. ou vassoura da feiticeira.

    ResponderExcluir
  4. E O PREÇO PARA QUEM VENDE JA O CHOCOLATE E ALTO DEMAIS COISA DACEPLAC ESTA SEM CREDITO NADA FEZ PARA MELHORAR O CACAU HJE EM DIA SO O PEQUENO BURAREIRO TEM CACAU UM POUCO PORQUE CUIDOU JA OS GRANDES FAZENDEIROS JA SE FORAM NAO TEM NADA SO PENSARAM EM TER MAIS E MAIS VEIO O CASTIGO HOJE NAO TEM NADA

    ResponderExcluir