sábado, 7 de julho de 2018

TJ-BA decreta prisão de itabunense por pirâmide financeira

A 1ª Turma da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou a prisão preventiva de Danilo Vunjão, acusado de prática de estelionato em um esquema de “pirâmide financeira”, além de ocultação de bens e associação criminosa. Danilo Vunjão, natural de Itabuna, no sul da Bahia, foi preso em Dubai, pela Interpol, em fevereiro deste ano, a partir de um decreto de prisão preventiva da Justiça de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em outra ação penal. Danilo era presidente da D9 Clube de Empreendedores, que segundo a investigação seria uma empresa de fachada criada para comandar um esquema de pirâmide financeira que poderia lhe render até R$ 200 milhões. A investigação contra o itabunense foi realizada pela Polícia e Ministério Público da Bahia e do Rio Grande do Sul.

Toda vida de ostentação e riqueza do empresário era registrada nas redes sociais, principalmente as viagens a Dubai. O relator do recurso, desembargador Carlos Roberto, diante de possíveis crimes de competência federal, determinou que cópias dos autos fossem remetidas para a Procuradoria Geral da República e para Receita Federal. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) apresentou um recurso diante da negativa de prisão preventiva feito pelo Juízo Criminal de Itabuna aos réus Danilo Vunjão, conhecido como Danilo D9, Kelliane Alves, esposa do empresário, Alex Sandro Minzé e Janielle Moraes de Jesus. 

Segundo o MP, a prisão preventiva dos réus é necessária para manter a ordem pública, “diante da periculosidade dos acusados”, que vitimaram várias pessoas, causando-lhes graves prejuízos econômicos, e por risco de novos delitos, além de ser desconhecido o paradeiro de Danilo D9. O MP ainda diz que não se sabe o paradeiro dos réus, o que torna a prisão necessária para assegurar a aplicação da lei penal. Dois réus, Alex Minzé e Janielle Moraes, demonstraram em suas defesas que não é necessária a aplicação de prisão preventiva, que colaboraram com o andamento da ação penal, já entregaram passaportes e residem em Itabuna, onde tramita o processo. Também afirmaram que trabalham em atividade lícita, cumprindo as medidas cautelares impostas pela Justiça de 1ª Grau, argumentos acolhidos pelo desembargador relator. Já Danilo e Kelliane, apesar de pedirem a manutenção da decisão questionada, tiveram a prisão decretada pelo desembargador, pois “restou evidenciada a necessidade e a existência de motivos justificadores da custódia cautelar”. Segundo o inquérito policial, há suspeita de que os investigados tenham praticado os crimes de estelionato, pichardismo, bem como ocultação e lavagem de bens, uma vez que teriam vendido cotas do negócio idealizado por eles, de forma progressiva, com a promessa de lucro de 33% ao mês, contrariando as leis de mercado. 


O acórdão do TJ-BA aponta que, inicialmente, o lucro era, de fato, entregue às vítimas, que comunicavam o sucesso do investimento a conhecidos e também investiam maiores quantias. Pessoas venderam bens pessoais, como carros e propriedades, e transferiram suas economias à empresa “D9”. Entretanto, não obtiveram o retorno e tampouco puderam resgatar o que investiram: Danilo zerou as contas das empresas ao deixar o país. A investigação ainda aponta que Danilo D9 continuou defendo o esquema fraudulento em suas redes sociais, enviando vídeos e áudios de estímulo para os investidores, afirmando que o negócio é lícito e está em atividade, estando fora do país por questão de segurança. Danilo chegou a firmar um acordo de delação premiada na Polícia Civil da Bahia, com parecer desfavorável do MP, por ser genérico e violar dispositivos legais. O acordo não foi homologado pela Justiça. Para o relator, desembargador Carlos Roberto, o acordo de delação demonstrar que o empresário possui ciência de que é investigado. 

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve a prisão preventiva de Danilo D9, efetuada em Dubai. Entretanto, o desembargador baiano afirma não saber se, de fato, Danilo ainda está preso em outro país. O advogado do empresário afirmou nos autos que o paradeiro do acusado é desconhecido, sabendo somente que saiu do Brasil em maio de 2017. De acordo com o Ministério da Justiça, Danilo pagou fiança e foi solto 12 dias após a prisão. O nome dele permanece na lista da Interpol e ele pode ser preso ao desembarcar em outro país, informou o BN.

43 comentários:

  1. Tem que prender esse vagabundo e também apreender os bens de pessoas próximas a ele,por exemplo João Pedro Bernardino,que vive ostentando no Instagram com o dinheiro de muitas pessoas lesadas pelo marginal do Danilo,só que João se esqueceu de que o que vai,volta e ele pode pagar caro,e a galera de Itabuna que ficam pagando pau pra ele no Instagram devia ter noção e se perguntarem de onde vinheram tanta grana,pq esse Jp Bernardino vivia me cobrando 20,00 de um reagge que ele fez e eu havia atrasado o pagamento,como um bosta desse passa a ostentar de uma hora pra outra??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá com invejinha aí é o bicho tira onda demais montado nas grifes e tu doido pra tá no lugar dele 😂😂😂😂

      Excluir
    2. Estas enganado tenho condições suficientes para viver bem,estudei com ele no sistema por isso sei quem é,eu pagava lanche pra ele na escola direto,mas já que acha correto o que ele faz,bom a opniao e sua

      Excluir
    3. Quem pode invejar bandido fia,dinheiro fácil vem e vai facil,e se nao for,atrasa.

      Excluir
    4. Amigo do cão...kkkkkk

      Excluir
  2. Jp Bernardino faz parte da quadrilha,ele quem lava o dinheiro que Kelly deposita pra ele ,vive ostentando com carros inimagináveis,ele é um cara gente boa estudei com ele no sistema,mas ele so pode estar se afundando pois virou um bandido

    ResponderExcluir
  3. Tem que prender Danilo da academia é o compassado dele Vinicius , os dois são de Ilhéus deram o golpe com a pirâmide Tips Club

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Danilo quebrou meio mundo de gente aqui em Ilhéus e tá de boa tranquilo rodando com carrões e ninguém faz nada, bando de trouxas que caíram no golpe dele!!!!! Se fosse em Itabuna ou Teixeira de Freitas já não estava aqui pra contar história!!!!!

      Excluir
  4. Kelly vagabunda botou o irmão João na quadrilha iludindo o cara com dinheiro roubado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa a vida do cara mano,ele sabe aonde ele senta infelizmente hoje ele não pode nem pisar em Itabuna pra não morrer

      Excluir
  5. Jegue nú(Mateus Castolino)vulgo nego chique , cuidado você pode ser o próximo!

    ResponderExcluir
  6. VENHA PRA ITABUNA SACANA QUE VC VAI GANHAR O QUE MERECE. ESTOU TE ESPERANDO PRA TE DAR CARINHO NO AÇO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o cunhando dele estar morando aque em Itabuna, sempre desfilou de carrão, e nunca fizeram nada, agora quer dar uma de valente, alex estar ai solto, andava de corvette e mustang, cade que não fazem nada, o povo que é otário

      Excluir
  7. E quando vão prender o Fabiano Gois, notório picareta, que vive de golpes de pirâmide financeira e agora se apresenta como "coach" de "alta performance"?

    ResponderExcluir
  8. Tem que prender todos inclusive a musa que tentou min leva pra história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Véi , ninguém tem culpa se vc e besta e se ilude com bunda de p√¥∆...Ela agora ja tem novos ofícios...Faz macumba, kkkkkkkk....Desencana fiuu ! Vai trabalhar, fica aí atrás de grana fácil igual a essa ruma de bestabq caiu nesse conto do paco...kkkk...Me ofereceram , e eu disse : ooooo Zé ortela , o balanço dessa empresa não bate...kkkkk...vaosilascaaaar ..kkkk

      Excluir
    2. A musa também tá envolvida nessa...Pensou que com o corpo e o poder na conversa de estelionatária enganou direitinho. Macumbeira de primeira!!! kkkkkkkkkkk
      Quer conseguir na macumba fama e poder!!!!

      Excluir
  9. Esse negócio de dinheiro fácil é pura ilusão rapaziada, vamos produzir minha gente, aqui em Ilhéus tem um tal Jorge Português que fica iludindo as pessoas com essas maluquices, já montou até escritório no Chá Mate no calcadão Jorge Amado!!!!

    ResponderExcluir
  10. Tanto tempo que já acabou a D9 e o povo remói ainda. Ô tempo bom que circulava dinheiro no comércio todo mundo comprava o dinheiro girava hj Itabuna tá é morta o com uma ruma de quebrado os comerciantes sente é saudades de vender

    ResponderExcluir
  11. Eu quero saber onde foi parar o dinheiro arregadado que foi um milhao e meio ?sera nao vão devolver ? Quem colocou sua casa , saiu do emprego , quem tomou finheiro emprestado , será que nao vao devolver esse dinheiro? Pq e corrupção para todo laso

    ResponderExcluir
  12. Devolvam o nosso dinheiro , estou afundado pois acreditei em vocês dexei emprego para pegar meus tempos investir e nao recebir nada, so perdir. E e e co vai ficar o dinheiro q invertir tem que nos devolver nosso dinheiro entamos a falência..o dinheiro foi p onde? Gostaria d saber como vai ficar pois vou letar por.meus direitos e quero meu dinheiro nem q custe a minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já gastei e to gastando seus trouxas,to aqui em Dubai tomando um suco na sombra,vai trabalhar mais juntar mais,que logo logo anunciarem os um novo projeto no qual quem aderir será extremamente beneficiado

      Excluir
    2. seu dinheiro esta nas maos de danilo e JP, estao ostentando com ele, mas nao desista do seu dinheiro, busque justiça

      Excluir
  13. A tal da janiele e o Alex são donos da sobrancelha designer no shopping de Itabuna,aquilo alí é pura lavagem de dinheiro chega no shopping só com os bolos de dinheiro,eu sei onde vcs moram viu safados,ao lado do Formigueiro casa de festa aqui em Itabuna.aquu se faz aqui se paga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu era funcionário de lá né sabe muito. Tudo safado fala deles e é conivente recebem o tal dinheiro sujo. Justiça de olho nesse povo também

      Excluir
    2. Janne é laranja trabalhava na paulino,casou e se meteu nessa roubada

      Excluir
  14. João Pedro Bernardino quando VC boiar em Itabuna você vai cair no Aço pq VC é ladrão tambet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz pra que isso,basta ele ser preso por usar dinheiro ilícito,nao e necessário mata logo ele apenas foi ingenuo

      Excluir
  15. Falta saymon e veronica, o casal que mora ao lado da base comunitária. Também fazem parte dessa quadrilha

    ResponderExcluir
  16. Esse Joao Pedro era amigo de minha filha em tempos de escola,mas parece que escolheu ser criminoso, indiretamente sim pois ele utiliza o dinheiro de pessoas que lutaram pra ganhar,por isso um dia a cobrança volta,pode não restituir os valores lesados mais UMA GRAVE DOENÇA NELE NA IRMA NA MAE

    ResponderExcluir
  17. Tem que investigar a Vanessa Protasio da Telexfree e da D9, a vaca comprou duas casas com o dinheiro dos besta.

    ResponderExcluir
  18. Eta preste se esse homem aparecer em Itabuna coitado dele o tanto de gente que ta esperando ele com aço ai ai pensa que o povo é besta

    ResponderExcluir
  19. Vamos ver esse tal de piolho do primavera tbm deu cano né um monte de gente e safado todo tava ostentando com o dinheiro dos próprios amigos

    ResponderExcluir
  20. O povo que investiu em D9, Telexfree, Bbom tem que se lascar mesmo... Nunca vi se ganhar dinheiro sem trabalho, agora fica aí chorando ... Rebanho de trouxa

    ResponderExcluir
  21. Polícia só tá na cola pq gente grande perdeu dinheiro, se fosse assalariado a D9 estava roubando até hoje!

    ResponderExcluir
  22. E Isaac Gomes e o irmão Jonas que fugiu e a justiça não fala mais? A esposa de Isaac tá morando de mansão no Goes calmon e ela sabe onde ele anda,ele ta na Argentina,e Saimon e Verônica que tava ai cada um ostentando carrão novo,comprando imovéis,tem outros da Califórnia que se beneficiaram dessa quadrilha e continuam ostentando,vamos investigar justiça?

    ResponderExcluir
  23. JP Bernadino tem ate um canal do Youtube, que se chama "Where are You JP"? que se significa Onde vc esta JP? ou seja ainda tira onda com quem investiu dinheiro na D9, se não me engano ele é cunhado de Danilo e fazia parte sim da D9, vive em seu instagram ostentando das mais variadas roupas e lugares e ate posta fotos com o Danilo, abriram uma empresa aerea chamada Airdream, pq a policia nao investiga isso ? com a tecnologia de hoje pq nao pega esses videos que ele tem no youtube e tenta descobrir a localização dele, pois pegando JP que fazia parte da piramide pegara também o Danilo, não é possivel que eles fiquem impunes, cometeram um grave crime e precisam pagar por isso.

    ResponderExcluir
  24. Besta quem entrou ele não obrigou ninguem

    ResponderExcluir
  25. Eu quero que vcs se lasquem,foram querer dinheiro facil,toma no fio o fo! Povo besta,vao trabalhar e viver honestamente!

    ResponderExcluir
  26. Esse também é morador do JARDIM VITÓRIA.

    ResponderExcluir
  27. Me chamaram na telefree e não entrei. Ninguém coloca revolver na cabeça de ninguém. O povo é q gosta de dinheiro fácil. Aqui tem posto de gasolina ruim, quadrilha que clonava cartão de Crédito e muito mais que não posso falar. Aqui o povo gosta de prefeito ladrão, de violência. Infelizmente é a nossa realidade. Tem muita gente aí que fica metendo o pau mas tá com o nome sujo que comprou e não pagou, é tão ladrão quanto outro qualquer. Tomem vergonha, sejam honestos e assumam a usura de querer ganhar dinheiro sem trabalhar. Se Danilo é vagabundo mais ainda é quem entrou, na verdade é um vagabundo otário.

    ResponderExcluir
  28. ALEX FILHO DA PUTA TA AO LADO DO FORMIGUEIRO. SÓ IR LA2E PRENDER ESSE LADRÃO CUZAOOOOOO

    ResponderExcluir
  29. Cuidado com os comentários esse ....... é morador do JARDIM VITÓRIA.

    ResponderExcluir