sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Sul da Bahia tem 49,2 hectares de Mata Atlântica desmatados

A Operação Mata Atlântica, realizada entre 10 e 12 de setembro por unidades do Ministério Público e órgãos públicos ambientais em 15 estados, identificou na Bahia 49,2 hectares de Mata Atlântica desmatados nos municípios de Ilhéus, Porto Seguro e Una. No total, foram fiscalizados 26 polígonos territoriais no sul da Bahia. 

Formadas por promotores e servidores do MP, agentes do Ibama e policiais ambientais, as equipes confirmaram em campo as áreas de propriedade privada onde foram detectados desmatamentos do bioma via imagem de satélite. No estado, a operação foi coordenada pelo promotor de Justiça Fábio Fernandes Corrêa, coordenador do Núcleo Mata Atlântica (Numa), e pela promotora de Justiça Cristina Seixas Graça, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama).

Segundo a promotora Cristina Seixas Graça, estão sendo investigadas as situações de cada propriedade, quanto ao licenciamento ambiental, e todos os proprietários que realizaram desmatamento ilegal serão responsabilizados pelo MP. Durante a operação, foram recolhidos oito pássaros em cativeiros que foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Porto Seguro. 

Os dados quanto à aplicação de multas, autos de infrações e outras notificações ainda estão sendo contabilizados e tabulados. Em todo o país, foram confirmados 2.890 hectares de área desmatada. 

18 comentários:

  1. na cidade camacan estao retirando madeira o tempo todo um que mais desmata com seu trator e gel boiadeiro venham investiga esse criminoso da natureza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em Santa Luzia, se o Ministério Público fizer uma campana vai prender muita gente. O bom seria aplicar aquelas multas e confiscar os bens desses criminosos que destrói a natureza. Façam um levantamento na região de Água Fria, principalmente pela madrugada. Já foi denunciados várias vezes e até agora nem a polícia ou IBAMA fizeram nada. Tá aí a denúncia.

      Excluir
    2. A culpa é do IBAMA E INEMA as pessoas denunciam eles não fazem nada até pra denunciar ninguém consegui,manda ir em Jussari pelo lado de Palmira pra ver tem uns fazendeiros que desmatou até nascente e acabou o córrego

      Excluir
  2. Tem que fazer uma visita aqui em Itapitanga

    ResponderExcluir
  3. Mais do que certo. Onde há se viu não poder cortar uma árvore de sua própria propriedade. Temos que fazer dinheiro mesmo, ou vira patrimônio mundial e nunca mais pode tirar nada. Por isso somos Bolsonaro em maioria. Para essa pouca vergonha de meio ambiente parar de presepada. Bolsonaro17 ne galera. Gasolina grátis hj no gasoli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia dispender seu precioso tempo em sugestão mais apropriada ao assunto, em vez de fazer citações políticas de mau gosto. Quem for eleito, pouco ou nada poderá fazer, pois o que o Congresso aprovar será encaminhado para o Executivo e o Presidente deverá sancionar, podendo haver algum veto. Na realidade, quem manda mesmo são os congressistas e quase todos votam somente assuntos de seus interesses.

      Excluir
    2. E quem disse pra voce que Bolsonaro é a favor do desmatamento?? Tem que barrar mesmo esses absurdo. A ganância desses irresponsáveis nao tem limites

      Excluir
    3. Só candidato de Bozo para raciocinar dessa maneira. Mesmo que sua propriedade, esta propriedade está em solo brasileiro, que é regido por LEIS. não são os jagunços que decidem...Então para apenas um proprietário usufrui e enriquecer, temos que prejudicar toda a população. Bozo não é maioria. Maioria tem CÉREBRO.

      Excluir
    4. Litoral norte de Ilhéus, terra de ninguém. Estão desmatando,destruindo a fauna nativa e matando os animais silvestres. Após condomínio mar e sol, enfrente ao condomínio Joia do Atlântico, Verdes Mares, etc. Até a costa marítima eles estão invadindo, criando barracas clandestinas, fazendo da praia um lixão! Onde é que acontece essa fiscalização? Pois fazem o que vem entender nessa região e outras mais...

      Excluir
  4. Pq nao vao na fazenda de Ronaldo carleo em Itamaraju x prado ele tá acabando com tudo la pior e o povo q Voto num cara da qle multimilionário. Ele tá desmatando tudo la o pasto dele é branco de tando gado.

    ResponderExcluir
  5. O desmatamento se agravou depois que um candidato a deputado implantou a vassoura de bruxa na região. E ainda tem quem vote neste meliante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perde tempo para escrever besteira. Acho a citação incabível, visto que para combater a vassoura de bruxa não se exige sacrifício de outras espécies de árvores típicas do bioma onde haja cacauicultura. Tais árvores não são culpadas pela disseminação da praga.

      Excluir
    2. Besteira e defender quem provocou a falência da região, agravando o desmatamento e falta de chuva, provocou a greve do serviço de extensão da ceplac por oito meses para dar tempo de disseminar a praga na região.
      Besteira e viver em país de bandidos onde o crime compensa.

      Excluir
  6. Verdinho, mais atenção ao divulgar determinados assuntos. 49,2 hectares é um número insignificante. Somente na roça de um amigo foram desmatados 40 hectares. Acredito que em vez de 49,2 ocorreram 42.900 hectares. A não ser que se escrevesse 49,2 mil hectares.
    Às vezes escrevem assuntos que irritam pela quantidade de erros de vernáculo também. Os revisores de texto do Windows e da net são muito suscetíveis de erros. Então, cabe mais acuidade.

    ResponderExcluir
  7. Aqui nos arredores de ferradas nao dematando tudo p a criação de gado

    ResponderExcluir
  8. Que vergonha, cadê a fiscalização ?? A Bahia vai bem governador.

    ResponderExcluir
  9. Em Itajuípe também estão cortando e queimando demais, o próprio governo municipal tem conhecimento, porém tem rabo preso e não tomam as providências cabíveis. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  10. Quem mais desmata é o próprio governo quando ele bem quer nao olha como irá depois as coisas prejudicando várias famílias nas suas lavagens de dinheiro e NAO terminam nada larga tudo ai p o tempo acabar.isso vcs nao olham.

    ResponderExcluir