quarta-feira, 11 de julho de 2018

Porto Seguro: indígenas ocupam sede da Funai em protesto contra escolha de novo coordenador do órgão no sul da Bahia

Um grupo com cerca de 50 índios da etnia Pataxó ocupa o prédio da Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), na cidade de Porto Seguro, sul da Bahia, deste a tarde de terça-feira (10). Até o início da tarde desta quarta (11), os indígenas ainda estavam no local e pediam a saída do atual coordenador da Funai, Frederico Campos.

Conforme as lideranças do grupo, Campos é uma indicação política e foi remanejado de outra região para o cargo. Os índios alegam que o coordenador da Funai tem que ser uma pessoa indicada por eles, para que tenha conhecimento do local e mantenha diálogo com os indígenas.

Por meio de nota, a Funai confirmou o motivo dos protestos, mas negou que haja ligação política na escolha do novo coordenador. Segundo a Funai, o trabalho do coordenador Frederico Campos é valorizado e o órgão considera que ele é apto para atender necessidades da Funai em qualquer unidade.

Os indígenas informaram que não pretendem desocupar o prédio até que sejam atendidos pelo presidente da Funai. Ainda na manhã desta quarta, por volta das 10h, eles fizeram uma caminhada em protesto na Aldeia Nova Coroa, que fica em Santa Cruz Cabrália. (Com informações do G1)


2 comentários:

  1. Querem que sejam indicadas por eles só para cometerem as irregularidades de sempre.

    ResponderExcluir
  2. um coordenador indígena teria que ser um índio. que é um cidadão brasileiro e merece zelar por seus interesses. tem que ser um índio mesmo, afinal, já temos indígenas que estudaram e tem formação superior. tem que acabar desgraça de politicagem que pra qualquer cargo um vagabundo ladrão nomeia outro da quadrilha dele.

    ResponderExcluir