quarta-feira, 9 de maio de 2018

Praça do São Caetano está parecendo um “cemitério”


O clima na praça Simão Fitterman, no bairro São Caetano, é de pura tristeza. Pessoas que passam pelo local reclamam do vazio que ficou e lamentam a situação dos comerciantes, que tiveram suas barracas retiradas entre a manhã e a tarde dessa terça-feira (08). 
Moradores, tanto do próprio bairro, como de comunidades circunvizinhas, estão do lado dos vendedores ambulantes e afirmam que tirar esses trabalhadores daquele espaço é uma vergonha, pois é dali que eles tiravam o sustento de sua família. 

Agora, os comerciantes estão à espera de um “milagre”, já que a prefeitura não deu, até o momento, nenhuma posição a respeito de um novo local para remanejá-los.

Link relacionado:
São Caetano: comerciantes montam barraca, mas estão desesperados; "ajuda a gente pelo amor de Deus"




101 comentários:

  1. so uma dica...votem no maraja de novo kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma dica,á praça é publica ,o prefeito está ssuper correto em fazer a reeintegração de posse da praça e devolver para o povo,pois foi ocupada na tora por alguém que se achava no direito criar uma barraca de comercio na praça,as vezes o propio politico no poder cede a praça para um particular fazer uma barraca para criar seu comercio o que não é legal perante a lei mais ninguém é criãnça que não sabe destinguir o certo do errado e todos que estavão ali sabiam que um dia iria ser despejados uma vez que é ilegal o comercio particular em praça publica mais uma vez que a fiscalização da prefeitura deu mole e deixaram construir barracas no minimo a prefeitura deveria indenizar cada um que ali tinha o seu comercio afinal são pessoas honestas que sobrevive do suor do seu trabalho e que o prefeito deveria ser mais humano e lembrando que muitos desses pais de famamilia votou nesse prefeito desumano.Registro aqui o meu repudio por esse prefeito que não está correspondendo com o carinho que o povo carente teve com ele nas urnas,lamentavel.

      Excluir
    2. Lamentável seu pensamento mesmo sem as barracas haverá ponto droga, haverá prostituição, com barracas ou sem elas vai haver essa vagabundagem. Isso foi um desumano com pessoas honestas trabalho para por o que comer dentro de casa. E vc que escreveu o texto é simplesmente um mediocre dentro da sociedade que tem que lascar na vida.

      Excluir
  2. Melhor parecer um cemitério do que uma zona de tráfico, um antro de prostitutas e meoteiros , a praça está linda sem as barracas , parabéns a FG que teve coragem de fazer o que o senhor Claudevane não fez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve comer da prefeitura para fazer um comentário infeliz deste, se existia tráfico, meota, prostitutas na praça a culpa tb é do poder público que não oferece segurança à população
      Fica a dica
      Pensa antes de escrever

      Excluir
    2. E você deve ser um dos donos de barraca, infeliz é como a praça estava.

      Excluir
    3. Tenha vergonha na cara cara? você deve ser mais um desses puxa-sacos de polítici que lambe até as bolas deles para ter alguma coisa, isso é ridículo para um Homem de verdade! e pura burrice porque hoje eles tiram um, amanhã é mais um que vai ocupar aquele lugar e ivés de você solucionar um problema você está criando mais um seu otário.

      Excluir
    4. Verdade!! Tenha vergonha fdp ipocrita, que tráfico que nada seu lixo.

      Excluir
    5. A praça está com outra aparência, até as arvores são vistas melhor, agora precisa de uma reforma pra ficar top

      Excluir
  3. O filho do Fernando Gomes vai se eleger pra deputado depois disso ? duvido! A praça estava lotada mesmo mas o jeito que ele tiraram os trabalhadores foi humilhante .. poderiam dar uma ajudar de custo por um tempo , como o povo vai ganhar o pão de cada dia agora ? Bom Dia.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Fernando essa praça estava um lixo,espero na Califórnia.

    ResponderExcluir
  5. Perdoem -me,mais a praça e pública,e quem entra na chuva e pra se molhar,ninguém é criança ali,eles já sabiam o que ia acontecer,(lamentável).

    ResponderExcluir
  6. AGORA ESTA UM PRACA. ANTES TAVA UMA FAVELA. A PREFEITURA NAO PODE DEMORAR.TEM QUE CONSERTAR O QUE OS BARRAQUEIROS DESTRUIRAM. QUEM RECLAMA DESSA AÇÃO DA PREFEITURA E QUEM GOSTA DO LIXO DO ESGOTO DA DESORDEM. Sou mais itabuna.nao sou Pt DO GULA NEM SOU CERNANDO.

    ResponderExcluir
  7. Itabuna já não tem nada ainda fazem isso kk, mas tá aí bom local pra rolar trocas de tiro, faroeste#

    ResponderExcluir
  8. Quem deseja iniciar um comércio que alugue um imóvel. Praça é espaço público. Espero que o mesmo aconteça nas outras praças de Itabuna, inclusive na Praça Adami que é a maior boca de fumo de Itabuna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boca de fumo porque não tem gente lá pra vigiar, deixa a praça deserta tbm propaga pra esse tipo de coisa !

      Excluir
  9. Até que emfim o São Caetano vai ter uma praça!Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. da lhe marreta 25 tan tan...kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns FG,Itabuna tá parecendo uma favela de tantos barracos em cima de praças e calçadas. O centro comercial tb pracisa de uma revitalizaçäo. Varias barracos em cima das calçadas. Vendendo alcool e drogas ,é fato.

      Excluir
  11. Agora fica a dúvida... Essa "operação" será em toda cidade ou só no São Caetano? Pois, Danúbio está concretada na praça, praça da Califórnia, Santo Antônio... E aí!? Uns sim outros NÃO. Claro que existe dois lados para essa história, mas não é dessa forma que se agi! Mas nossa cidade é só retrocesso! Buraco, Violência, Falta de atendimento a Saúde, Ensino, Lazer, Cultura... Nada, nada e nada. Agora fica a mídia (televisiva) só passando notícias de Vitória da Conquista, parecendo que Itabuna é a perfeição da Bahia. #marretado25

    ResponderExcluir
  12. Quem quiser um ponto comercial, que alugue ou pagaue por ele, até onde eu sei, a praça é pública, logo qualquer coisa a ser realizada sobre ela, tem que ter a devida autorização.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns para aqueles que voltaram no 25, trabalho está difícil, o povo trabalhando honestamente eles fazem isso, ali existia pai de família, eram trabalhadores agora, ganharam, pouco para sustentar suas famílias ainda acontece isso, lamentável tenho a honra de dizer que não votei nele nem votaria de modo algum.

    ResponderExcluir
  14. Vejo vários comentários a favor da ação da prefeitura, provavelmente feito por uma só pessoa que acordou hj cedo disposta a defender o seu alcaide. Agora pergunto pq não apresentou um projeto de revitalização da praça? Pq não aceitou a proposta dos comerciantes de construírem seus quiosques?
    Aproveita o entulho da praça para tampar os buracos da cidade pelo terá uma justificativa plausível para retirada dos comerciantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço parte da prefeitura e nenhum órgão público, deixei um comentário em relação do bairro Santo Antônio, infelizmente como diz o ditado por causa de alguns todos pagar, tem pessoas que querem vender coisas na passagem de pedestre se você vier aqui na praça do bairro Santo Antônio você vai presenciar o que eu falo.

      Excluir
    2. Isso aí 👏

      Excluir
    3. acabei de passar pela praça e esta linda sem favela, os ambulantes têm que fazer o comercio na praça sem se fixar como se dela tivesse posse. ontem tinha um senhor trabalhando normalmente, terminou, limpou o espaço e foi embora.

      Excluir
    4. Isso mesmo!!

      Excluir
    5. Vc n sabe nem que ta falando,tinha que te ficado na praça msmo os ambulantes n tava mau a a ninguém tava ganhando seu dinheiro onestamente n tava robando n sou contra as atitudes de prefeito ladrao vagabundo,tinha que ta preocupado com as escolas que ta jogada as traças as ruas tudo emburacadas.

      Excluir
    6. Quem deu entrada para o que tá acontecendo hoje foi o prefeito vane não fernendo não vocês tem que brigar é vane ou com a justiça fernando só mandou os focionario da prefeitura praça e lugar passeio não ficar fixo cada um com seu problema

      Excluir
  15. Pena que não colocaram fogo quando estava tudo no chão, fazer uma fogueira bem bonita

    ResponderExcluir
  16. Diz a Bíblia Sagrada que satanás (ladrão) vei ao mundo, para roubar, matar e destruir.
    E Fernando Gomes veio a Itabuna desta vez com o mesmo objetivo (matar ,ROUBAR E DESTRUIR ).

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Fernando Gomes. Itabuna precisa urgente se modernizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns modernizar se cu,um analfabeto vai modernizar o que se nem fala sabe,mais da mesma laia que vc.

      Excluir
  18. Agora sim parece uma praça. É um espaço público, aquela gente estava ali em invasão, poluindo visualmente o espaço. E outra, a prefeitura não tem obrigação nenhuma de realocar esse povo, se querem um ponto de vendas, que aluguem um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se a população hoje pudesse frequentar as praças né ?
      Já parou pra ir nas praças daqui de Itabuna, é noia, edrogado, hoje com a falta de segurança querido ninguém quer sair de sua casa e ir pra pracinha n.

      Excluir
  19. Verdinho tá ganhando o que defendendo esses ambulantes? Todos nós que moramos na redondeza da praça apoiamos a ação. Uma praça bonita valorizará muito mais a vizinhança do que aquela favela que estava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ricao,favela o povo ganhando se dinheiro,ele ta tirando o pão do pai de família, verdinho apoiado tou com vc verdinho.

      Excluir
    2. Se o "pai de família" quer ganhar o pão, que ganhe honestamente, e não invadindo e poluindo um espaço público, mas pagando aluguel como todos os comerciantes honestos.

      Excluir
    3. Quero voltar aqui daqui uns dias e vê seu comentário pedindo socorro pela quantidade de noias e ladrões rodeando a linda casa de vcs! Ah mas não será problema né, Pq vcs com toda certeza tem grana p pagar segurança ou vigilantes.

      Excluir
  20. O Bairro são pedro a praça linpeza já.

    ResponderExcluir
  21. Aqui na praça do bairro Santo Antônio nós vivermos em uma zona somos obrigados a anda na rua, por conta de donos de bar que colocam cadeiras e mesas sobre a praça e também donos de pula pula e casinha de bolinhas, atenção prefeitura e o ministério público por favor venha tomar providência. desde já agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
  22. A praça vai dar espaço para os noias, assim como está sendo nas demais praças daqui de Itabuna. Ninguém faz nada ... Pelo menos com os ambulantes aí ainda tinha uma movimentação, quer ver outro exemplo : a praça da catedral e da mangabinha , uma Cracolândia a ceuaberto.

    ResponderExcluir
  23. Agora ficou um praça de uma cidade civilizada. Só falta agora colocar uma roupa nova. O brasileiro tem que aprender que organização é tudo.

    ResponderExcluir
  24. Pessoal eu apoio a iniciativa da prefeitura, até porque a decisão judicial do MP ela tinha que ser cumprida, ou cumpria ou os ambulantes e prefeitura iriam arcar com o pagamento de uma série de multas, realmente foi algo que pegou a população e até o prefeito de forma desprevenida. Porém discordo em tirar esses ambulantes de lá pois eles que dão "movimento" nas praças, a população tem que parar de achar que praça atualmente é pra "lazer" , hoje galera Itabuna não tem esse tipo de lazer mais como a 15 anos atrás , que levávamos nossos filhos pro parquinho, com a seriedade de que iríamos voltar pra casa felizes e com total segurança , hoje são outros tempos, se vocês forem circular nas praças nos finais de semana (principalmente a noite) o que tem de noia na cidade não é brincadeira , o ruim de tirar esses ambulantes é isso , que a praça fique literalmente abandonada, e dê lugar aos bandidos/noias e afins no município. Eu mesmo (hoje) não passo naquela praça do São Caetano sozinha nem a pau. Portanto entendo o posicionamento da prefeitura, não sendo a favor e tbm nem contra, até porque a prefeitura não teve muita escolha. As pessoas não pedem pra respeitarem as leis ? Então decisão é lei e ela tá ai pra ser cumprida. Só não achei correta a decisão do MP em fazer a remoção desses trabalhadores de forma drástica sem dar tempo de se fazer um planejamento prévio de locomoção desses ambulantes, e no aspecto de segurança (para a população) de como isso pode prejudicar tbm e dar espaço a outros tipos de "ambulantes" (noias, sacizeiros, vendedores de drogas).

    ResponderExcluir
  25. Alô prefeitura, próximo passo agora poderiam ser as praças do Santo Antonio e Pontalzinho,bares sem a menor estrutura de espaço invadem as zonas de circulação da praça e calçadas e os pedestres tem que andar pelo meio da rua. Se essa ação não for feita em outras zonas da cidade, vai parecer perseguição aos vendedores do são caetano.

    ResponderExcluir
  26. Quero ver tirar a Danúbio azul da praca camaca e e a livraria centro espírita da praça Olinto leone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade aquilo serve pra quer??

      Excluir
    2. Bem lembrado, aí ninguém se incomoda não é? A lei é só para os pobres.

      Excluir
  27. Mais isso aí é as pessoas que voltaram em Fernando Gomes,muitos no são Caetano voltaram nesse analfabeto, ladrão,as pessoas aí tava trabalhando não tava fazendo nada de errado,agira fica essa praça abandonada pro assaltantes,e noias,bêbados,ta o ideal pra eles,isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  28. EU VOU FALAR COM FERNANDO PARA TIRÁ AQUELAS BARACA DO CENTRO COMERCIAL QUE FICA TOMANDO ESPAÇO EM CIMA DA CALÇADA PRINCIPALMENTE AQUELAS LOJAS DE ROUPAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Transforma o Centro Comercial em um camelodromo e faz uma feira em outro local. Quero ve se Cuma tem mcoragem...

      Excluir
    2. VC DEVE GANHAR O SEU DINHEIRO FAZENDO VIDA Ñ É PORQUE SE TRATA DE TRABALHADORES QUE GANHA O SEU SUSTENTO OU VC DEVE SER HOMEM TRAFICANTE SEM VERGONHA VIVE DE ROUBO VAI FALAR COM FERNANDO VAI KKKKK VC E NADA PRA ELE TU VAI FALAR COM ELE ONDE KKKK

      Excluir
  29. Itabuna a cidade da bagunça, não só nas praças, várias ruas são ocupadas de forma desordenadas por donos de oficinas que acham que a rua e a calçada são pátios de serviço, complicando o trânsito e dificultando a vida do pedestre. Fernando cuma só retirou as barracas porque a justiça estipulou multa diária a pessoa física dele. A itabuna de hoje é a mesma de 30 anos atrás. Prefeitos cabeças de bagres eleitores irresponsáveis. Ninguém está impedido de trabalhar deve se buscar uma alternativa, talvez utilizar treiler ou algo parecido durante um determinado horário em uma das ruas da praça. Alternativa pra quem trabalha sempre existe. A cidade é feia e desorganizada, espero que a mesma atitude seja tomada em relação ao "furto" que bares cometem na praça Olinto leone.

    ResponderExcluir
  30. Vcs querem reivindicar um espaço público e ñ tem nem a coragem de publicar o próprio nome? Aí em Itabuna o único morador de coragem é: O Sr. Anonimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua mãe também tem coragem, para ficar com um corno que nem seu pai e nascer um viadinho!

      Excluir
  31. Seguindo a lógica, Devem tirar os taxitas as praças também, vcs na cham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí eles vão p sua casa, seu animal! Por acaso os táxis ficam em cima da praça, se animal ruminante?

      Excluir
  32. E os taxistas tb n estão nas praças?

    ResponderExcluir
  33. Pq não cobrem o canal do Sao Caetano e coloca várias barracas padronizadas e cobram aluguel...

    ResponderExcluir
  34. Na Praça da Califórnia é pior
    Aquele ônibus do sorvete atrapalha muito a passagens das pessoas, e ainda tem uns ônibus que passam por ai na hora da entrada que parece uns loucos então não ten porquê deixar aquele ônibus de sorvete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele ônibus do sorvete da praça da Califórnia é morada dos gatos de rua. Quero ver se não vão tirar também.

      Excluir
  35. Esse prefeito sem alma nao merece viver um filho da peste desse de que esse povo vão viver agora

    ResponderExcluir
  36. o grande problema e querer organizar e esquecer que esse pessoal sao microempreendedores e não ha recurso para ele mudar de local. o custo é muito alto o aluguel de um ponto é exorbitante , para conseguir pagar o aluguel pagar funcionario pagar os fornecedores, sem falar nos funcionarios. Sei de uma coisa é triste será mais pessoas desempregadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vota nele de novo kkkkkkk

      Excluir
    2. Oh é tão bonzinho Fernando kkkkkk

      Excluir
  37. agora sim é uma praça publica,nao sei de quem foi essa iniciativa mais ta de parabens quem tomou, a p´raça estava parecendo um supermercado a ceu aberto, sabado a tarde ja nao tinha mais espaço pra transitar e tinha comerciante ali que reclamava qndo agente tinha que pular por cima das mercadorias que eles expunha pelo chao nao havia espaço..agora sim foraaaaaaaa barraqueiros, tempo foi dado para eles se ajeitarem em outro lugar pensaram que isso nao iria dar em nada..olha ai PARABEM MINISTERIO PUBLICO nossa praça esta de volta.

    ResponderExcluir
  38. A praça é da comunidade os trabalhadores infelizmente ficaram no prejuízo mais eles sabiam que um dia alguém tomaria essa atitude o que restam agora é eles alugaram um ponto porque eles já achavam que o ponto é o terreno era deles o certo é armar é desarmar as barracas quando terminar o expediente pronto falei

    ResponderExcluir
  39. Quem pagou para Colocar essa Notícia ?
    A Praça AGORA É PÚBLICA.
    POIS A CADA CANTO TINHA SEU DONO,
    QUE PRIVATIZAVA SEU ESPAÇO.
    E QUE NÃO VOLTE MAIS.

    ResponderExcluir
  40. Eu não defendo nem A e B o quer faltaram planejamento dos ambulantes é só armar uma tenda a noite e depois desarma sempre deixar a praça limpa isso é fim do mundo para eles .........

    ResponderExcluir
  41. Se for pra todos Bairros tou de acordo,mais se for so no São Caetano estão errado,PRA JUSTIÇA SER FEITA, QUE ACONTEÇA EM TODAS PRAÇAS DE TODOS BAIRROS DE ITABUNA

    ResponderExcluir
  42. O ESPAÇO PÚBLICO QUE chegou a ser privado VOLTOU A SER PÚBLICO.
    ÓTIMA AÇÃO.

    ResponderExcluir
  43. Praça é para ser usada como ponto de escontro entre amigos, namorados, descansar ou só para olhar o movimento ao nosso redor. Era para ter proibido desde o começo, desde a primeira construção de uma barraca. Éramos clientes da barracas sim, mas a " Praca é do povo , como o céu é do condor". Castro Alves.
    Retiraram-nas e devem ser colocadas em lugares próprios. Não estou defendo o governo FG, mas temos que defender nossa cidade e os seus nossas praças.

    ResponderExcluir
  44. Deixou de ser favela de comerciantes .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor ser ponto de droga não é?

      Excluir
    2. Eu acho que é isso que quem está contra quer

      Excluir
  45. Praça é praça, e não local para comércio.

    Quer ter um comércio, aluga um ponto, ...!!!

    Ninguém estava lá fazendo caridade, mas sim ganhando dinheiro, ...!!!

    Aluga, ou compra, um ponto e segue a vida, como os demais comerciantes "mortais", ...!!!

    ResponderExcluir
  46. PODERIA ERA IR NO BAIRROS, VÊ OS ACONTECIMENTOS E VIVER A REALIDADE

    ResponderExcluir
  47. Essa praça estava um lixo,todos que tinham barracas ali tem condições de alugar um ponto.passaram mais de 10 anos ganharam muito dinheiro,casa boa,carro, fazendas,casa de aluguel.agora a praça é nossa.Parabens prefeito.

    ResponderExcluir
  48. A Praça voltou a ter dignidade.

    ResponderExcluir
  49. Dps reclamar que itabuna tah cheio de violencia cloro eles tira o trabalhos os sustentos q vao ganhar sem estudo so e a vida do crime qnds vez prefeitura tirou os barragueiros da nossa cidade vergonha vergonha issi so vai piora ak vai vira rio de janeiro

    ResponderExcluir
  50. A praça é um espaço publico não um centro de comércio. Independente do prefeito que executou a retirada das barracas a ordem foi dada pelo MP. Embora muitos não concordem aqueles comerciantes estava usufruindo de um espaço que pertence a toda a população, não de meia dúzia de comerciantes que apesar de estarem trabalhando estavam ocupando um espaço público. Tá bem melhor do jeito que está. A praça não é uma extensão da feira.

    ResponderExcluir
  51. TTEEMM QQUUEE DDEESSOOCCUULLPPAARR AA PPRRAAÇÇAA
    VC VER ESTÃO TOMANDO PRÉDIO FAZENDAS COMO ESSE
    CASO DE SÃO PAULO ESSAS FAZENDAS INDIO QUE NUNCA
    FOI INDIO FERNANDO GOMES TEM QUE FAZER ISSO MESMO
    DAQUI UNS DIAS VÃO ATÉ QUERER INVADIR O TERMINAL
    RODOVIÁRIO

    ResponderExcluir
  52. pede um ponto as igrejas dos crentes o pastor disse no culto que se tiver fé em jesus ele arruma um ponto no melhor lugar da cidade

    ResponderExcluir
  53. Existem aqui São Caetano especialmente na Av. Princesa Isabel, muitos pontos desocupados, prontinho pra alugar

    ResponderExcluir
  54. Não concordo com o título da matéria! A praça do São Caetano agora está parecendo uma praça. Deixou de parecer uma feira. Para melhorar, basta consertar o que ficou danificado com a retirada das barracas, aí sim, terá a finalidade que toda praça deveria ter.

    ResponderExcluir
  55. É preciso ver também a situação dos ambulantes da FTC, ali já se tornou uma feira permanente.É preciso realocar esses trabalhadores, pois são pais de família.

    ResponderExcluir
  56. Tem que mexer naquela feira

    ResponderExcluir
  57. cade os guarda vai ficar assim sem a presença do poder publico ai os noia vai tomar conta transar e mijar aqui na minha porta .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça para transar junto

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkk! isso se ele não um dos nóias!

      Excluir
  58. AAAAAAAAAAAALLLLLLLLLLLLLLLLLLEEEEEEEEEEEEEELLLLLLLLLLLUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIIAAAAAAAAAAAA FOI TUDO PELA VONTADE DE JESUS O DEUS DO MENTIROSO.

    ResponderExcluir
  59. Ai é obra do ladrões tira os trabalhadores dai da Praça ...um dia a casa cai safados

    ResponderExcluir
  60. 98% votou em Fernando... toma!
    Ignorantes

    ResponderExcluir
  61. Supremacia do interesse público!

    ResponderExcluir
  62. Gente, vamos abrir IGREJAS, tomar dinheiro dos Otários.NADA A PERDER.

    ResponderExcluir
  63. Agora estar uma praça linda sem a bagunça que tava

    ResponderExcluir