terça-feira, 15 de maio de 2018

Hospital da Costa do Cacau reduz tempo de espera por cirurgia geral e ortopédica

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, está aumentando a rotatividade dos procedimentos cirúrgicos na região. Inaugurada há cinco meses, a unidade já realizou 1.650 procedimentos, dos quais 623 foram ortopédicos, zerando a fila de espera para cirurgia de fratura.

Antes do funcionamento do HRCC, os usuários aguardavam aproximadamente cinco meses, nos casos de cirurgia ortopédica e até dois anos para a realização de cirurgia geral. Atualmente, eles aguardam apenas avaliação clínica para serem submetidos ao procedimento cirúrgico, o que requer, em média, uma semana.

Cláudio Moura Costa, diretor técnico do HRCC, explica que o hospital está realizando cirurgias eletivas nas especialidades de ortopedia e geral, serviços que não eram contemplados em outras unidades da rede pública de saúde da região. “A unidade não tem medido esforços para resolver a situação de algumas demandas existentes. Até o final do ano passado, tínhamos um déficit no atendimento cirúrgico na rede. Com o funcionamento do hospital Costa do Cacau, as cirurgias eletivas puderam ser retomadas”, enfatiza.

No caso da cirurgia geral, estão sendo realizados procedimentos de colecistectomia (cirurgia da vesícula), histerectomia (retirada de parte ou totalidade do útero) e cirurgia de hérnia epigástrica, inguinal e umbilical. A perspectiva é de que 75 cirurgias sejam feitas por mês. De acordo com Cláudio Moura, os serviços de alta complexidade prestados pela unidade são referência para a região e dispensam a transferência de pessoas para outros hospitais.

Os usuários atendidos no ambulatório da unidade são encaminhados pela regulação regional, via sistema Lista Única da Sesab.

8 comentários:

  1. fico revoltado como pessoas que nunca produziu ou realizou absolutamente nada, critica uma obra desse porte com uma tecnologia de ponta, ao qual o coloca como uns dos melhores hospitais, tem coragem de procurar críticas absurdas, de gentinha, que só fazem demostrar despreparo até mesmo de vomitar merda pela boca. um hospital que toda região tem que unanimidade dizer: obrigado rui costa, vç é o melhor governador do brasil e único na bahia.

    ResponderExcluir
  2. Então você está afirmando que o povo é mentiroso?
    Diariamente vemos vários casos relatados através da mídia e de tantas pessoas conhecidas ou próximas que são unânimes em dizer que o atendimento do Costa do Cacau não é eficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. respeito sua opinião, vç das 14.35 hs porém vç mesmo afirma que ouvio de outras pessoas que o atendimento não é eficiente,pois, eu tive a oportunidade de ser atendido, minha mãe também e um funcionário nosso zcidentado e garanto a vç que o atendimento foi maravilhoso , nota 1000. respeito sua opinião é lógico más posso te garantir que o hospital é fantástico.

      Excluir
  3. Hospital de primeiro mundo levei um paciente com fraturas de braço e pernas por motivo de acidente de trabalho com a chegada ao hospital foi logo atendido e no dia seguinte executado a cirurgia Hospital com o atendimento que eu nunca tinha visto; Parabéns ao governador Rui Costa mesmo não sendo PT
    e parabéns ao meu amigo Claudio Moura Costa pelo serviço prestado a esse Hospital.

    ResponderExcluir
  4. QUERO DEIXAR AQUI MEUS PARABENS A EQUIPE DE MAQUEIROS NO ULTIMO DIA 13 FUI MUITO BEM TRATADO POR TRATADO POR ELES NA EMERGENCIA EM NAO SO EU E MINHA FILHA COMO TODOS OS PACIENTES QUE ALI ESTAVAO NUNCA TINHA VISTO UM ATENDIMENTO TAO PERFEITO E ATENCIOSO POR PARTE DAQUELES PROFISSIONAIS NAO LEMBRO O NOME DELES MAIS NEM PRECISO QUE DEUS ABENCOE VOCES CADA DIA MAIS E CONTINUEM COM ESSA ALEGRIA E EXCELENTE TRABALHO MUITO OBRIGADO !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd esses maqueiros são muito bem educados e atenciosos Deus abençoe todos eles

      Excluir
  5. Parabéns a todos o atendimento e ótimo de recepcionista médicos enfermeiro e maqueiros todos otimos

    ResponderExcluir
  6. Amigo isso foi que horas ?

    ResponderExcluir