terça-feira, 17 de abril de 2018

Fim da prisão após 2ª instância pode dar liberdade a 22 mil detentos

Fim da prisão após 2ª instância pode dar liberdade a 22 mil detentos
Caso o Supremo Tribunal Federal (STF) mude o entendimento sobre prisão em segunda instância, em julgamento que está previsto para esta semana, 22 mil presos provisórios que ainda não foram julgados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) poderão deixar a cadeia em todo o país. Os dados são do Painel do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça. As informações são do Correio Braziliense.

Em 2016, quando o STF definiu a prisão após segunda instância como constitucional, cerca de 3,6 mil condenados foram presos imediatamente. Para o ex-secretário Nacional de Segurança José Vicente da Silva, a liberação dos presos pode aumentar a sensação de impunidade no país.

"Quem estuda e trabalha com segurança sabe que a resposta à violência é fundamental para determinar a eficiência das ações. Se o STF proibir a prisão após a segunda instância, isso vai enfraquecer o combate ao crime, não só aos envolvidos na Lava-Jato, mas a toda espécie de infrator. Aumentará a sensação de impunidade na sociedade e vai transferir para a polícia, ainda mais, a carga de se manter a ordem e a segurança", diz Vicente da Silva.

Polêmica, a decisão da Corte também pode impactar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, detido desde o último dia 7 na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, além de outros alvos da Operação Lava Jato.

Na Câmara dos Deputados, tramita proposta que pode encerrar a discussão sobre o assunto. De autoria do deputado Alex Manente (PPS-SP), a Proposta de Emenda à Constituição 410/2018 quer autorizar de vez a prisão após julgamento do caso nos Tribunais Regionais Federais (TRFs).

13 comentários:

  1. esses ministro do brasil sao todos bandidos ladroes e criminosos em vez de colocar uma lei rigorosa eles querem beneficiar criminosos vao se fuder ministro

    ResponderExcluir
  2. e ainda tem vagabundo q acha q é perseguição ao Lula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou vagabundo e ainda acho que o Lula ainda será o nosso grande presidente e vai mudar esse País. O brasileiro não tem nada a reclamar de Lula, principalmente a classe pobre que é a maioria que reconhece como o melhor presidente que o Brasil já teve. Nada ficou provado 100% que Lula é ladrão. Seu candidato Aécio tá envolvido até o pescoço. Maioria dos brasileiros torce pela liberdade de LULA.
      Seu comentário foi uma bosta, pois a maioria do povo que torce por Lula não é vagabunda.

      Excluir
  3. Quem manda no Brasil é o dinheiro, o ladrão.

    ResponderExcluir
  4. Vai ficar bem bonito isso! Lula é verdadeiro porte no meio da rua...

    ResponderExcluir
  5. Numa república cleptocrata, as leis são elaboradas, votadas e aprovadas por bandidos. Vivemos sob um regime cleptocrata? Certamente. Aqui, a bandidagem sempre tem razão e ganham todas.

    ResponderExcluir
  6. Vamos cumprir a lei.
    Pergunto: O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO?
    A CONSTITUIÇÃO VALE OU É DENOREX ( PARECE MAIS NÃO É)?
    Lembrem-se: JUIZ ( INCLUSIVE OU DOS STF) NÃO FAZ LEI(s) CUMPRE.

    ResponderExcluir
  7. Se a CONSTITUIÇÃO DIZ QUE SÓ HÁ PRISÃO DEPOIS DE ESGOTADOS OS RECURSOS, TEMOS QUE CUMPRIR.
    Quer mudar a Lei, então muda a Constituição Federal.

    ResponderExcluir
  8. não é novidade pra ninguém a tal "justiça brasileira", berço do câncer da corrupção brasileira, exemplo maior foi a perseguição a dilma e ao lula, se a lei fosse pra todos os corruptos onde os 3 maiores do país, um é presidente tampão da república derivado do golpe contra a dilma, o outro que é o maior traficante da américa latina que é senador da gang do psdb e o outro chefe do pcc que seu comparsa o michel temer o nomeou ministro e depois juiz do stf que hoje é um dos núcleos do crime organizado do país seguido pela Câmara, senado e partidos evangélicos que comandam o crime organizado do país. portanto: LULA PRESIDENTE EM 2018 JÁ!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os batedores de panelas que foram as ruas pedindo a saida de Dilma, sem prova de corrupção, agora reconhecem a merda que eles fizeram. O país virou uma bosta e eles estão calados e arrependidos. LULU 2018 nessa minoria de marionetes sem noção.

      Excluir
    2. A primeira vez que vejo um boneco de marionete falando de outros!!!.kkkkkkk...Sem noção um cara desse!!!. Índios e falsos índios + 100 terras e falsos 100terras se aproveitando do benefício do papai noel e ainda somos obrigados a ler isso???!.O MITO vem aí!.

      Excluir
  9. Brasil urgente: A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DIZ UMA COISA e A SUPREMA CORTE FAZ OUTRA.

    ResponderExcluir
  10. A demora do julgamento na 3ª instância é dos juízes do STF.
    O ônus da morosidade da justiça não deve recair sobre o acusado.
    Poucos têm coragem de fazer cobranças ao STF.
    A turba não pensa, age por impulso. Logo, age por burrice.

    ResponderExcluir